Luanda - O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, prometeu, domingo, mais apoio aos artistas angolanos, para colmatar as dificuldades.
Jomo Fortunato falava à imprensa à margem de uma visita ao músico Anselmo Júnior ”Marito”, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.
Segundo o ministro, pretende-se, para o efeito, prestar um apoio mais afectivo (moral e material) aos criadores angolanos, enaltecendo e reconhecendo o seu contributo no mundo artístico nacional e para permitir que possam passar as novas gerações todo o seu conhecimento.
“Esta é a primeira de várias visitas a serem efectuadas junto de figuras da cultura angolana, de forma a dar-se resposta à situação actual dos artistas e das artes”, afirmou o ministro.
Anselmo de Sousa Arcanjo Júnior "Marito", viola solo, fundou o agrupamento musical Kiezos em 1966, ao lado de Kituxi (viola ritmo), Fausto Lemos (tumbas), Adolfo Coelho (dikanza) e Avozinho (tambor).
Em 2017, o conjunto Kiezos foi homenageado, na Trienal de Luanda, pela celebração de mais de 50 anos dedicados à música popular angolana.