Luena - Ao ritmo da Tchianda e do estilo musical Afro Naija, o grupo da classe infantil, Maravilha Potente, fez, esta segunda-feira, a sua primeira aparição numa edição do Carnaval Provincial do Moxico.
Fundado em 2020, o grupo que conta com 57 participantes, tem como principal objectivo a divulgação dos diferentes estilos de danças locais em todos cantos do planeta, como fez saber à ANGOP o comandante da colectividade, André Lares.
"Este grupo pertence a uma escola de dança e temos trabalho para sermos conhecidos em todo mundo, espalhando a nossa cultura', disse.
Com danças criativas, num período de 15 minutos (tempo regulamento para cada actuação), o grupo foi amplamente aplaudido por milhares de espectadores presentes no largo 1º de Maio na cidade do Luena.
Para a disputa da presente edição do Carnaval, na província do Moxico, 32 grupos das classes dos adultos e infantis foram apurados para desfilarem na maior manifestação cultural do país, mais 18 em comparação com a edição anterior, em que participaram 14 grupos.
Nesta segunda-feira decorre o desfile da classe infantil, enquanto a classe adulta disputa na terça-feira , celebrado sob o lema "Diversidade Cultural do Carnaval como Factor do Desenvolvimento Turístico".
Em 2023, os Baffus Produções, em infantil e grupos DBNC, em adulto, consagraram-se vencedores dos desfiles carnavalescos, com 833 e 564 pontos do jurado, respectivamente. TC/YD