Luanda - A cidade de Luanda dispõe, desde sábado, de uma nova revista cultural denominada "Ngapa", surgida no dia em que celebra os 449 anos da sua fundação.
Segundo uma nota de imprensa, o projecto reflecte o desejo contemporâneo através do jornalismo, ensaio, literatura, artes plásticas e performance e incluí design gráfico, fotografia, música, cinema, dança e teatro.
A mesma foi lançada pela editora Kacimbo, com uma tiragem de quatro em quatro meses, sendo constituída por 77 páginas.
Na primeira edição, ao abrir a revista, a rubrica "Montra" expõe os bastidores do poder político como ensaio, dando destaque à nova Divisão Político-Administrativa (DPA).
Neste capítulo, a análise é feita pelo cientista político angolano Sérgio Dundão, que detalha o funcionamento da nova divisão administrativa.
A revista Ngapa pretende contribuir para discutir Angola, seu papel no mundo.
A cidade de Luanda foi fundada por Paulo Dias de Novais, na sequência da chegada à região de uma armada de Lisboa, que transportava várias centenas de homens, entre soldados, mercadores e missionários.
A armada chegou à ilha de Luanda em 1576 e Paulo Dias de Novais, após reconhecimento do terreno, decidiu criar um núcleo permanente, a que deu o nome de São Paulo de Loanda. EH/OHA