Luanda - Um livro intitulado Monó - O legado de Sérgio Luther Rescova Joaquim: 1980- 2020, com finalidade de trazer a público todo histórico inspirador que foi a vida do político, será lançado no dia 30 deste mês, em Luanda.
Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, quinta-feira, o livro que retrata e homenageia a figura política de Rescova será lançado no Memorial António Agostinho Neto.
A obra editada pela editora Sindjekumi é de autoria do académico Manuel Salvador e contém também testemunhos e textos fúnebres de figuras políticas, diplomáticas, sociais e de familiares que durante décadas conviveram e partilharam momentos com Sérgio Luther Rescova.
A obra, com 105 paginas, foi prefaciada pelo Vice-presidente da República Bornito de Sousa Baltazar Diogo e contou com o apoio institucional de, entre outros órgãos, do Ministério da Cultura , Turismo e Ambiente e o patrocínio do Governo de Angola.
O autor Manuel Nhanga Borges Salvador é docente universitário do Instituto Superior Politécnico Deolinda Rodrigues e licenciado em língua e literatura portuguesa pela Universidade Agostinho Neto.
Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu a 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge e faleceu a 09 de Outubro de 2020, em Luanda, por doença.
Mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, foi Deputado à Assembleia Nacional pelo partido MPLA, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos.
Foi docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, onde leccionou a disciplina de Direito Constitucional.
Exerceu, igualmente, o cargo de secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA.
Entre 02 de Janeiro de 2019 e 26 de Maio de 2020 exerceu o cargo de governador da província de Luanda.
Foi também governador da província do Uíge, de 26 de Maio de 2020 até a data da sua morte.