Lubango – Um livro científico intitulado "Património Cultural e a Reabilitação Urbana - Um Caminho para o Desenvolvimento do Turismo em Cidades Históricas” foi apresentado, esta terça-feira, a académicos no Lubango, na Huíla.
Trata-se da primeira obra do autor Bumba Manuel de Castro, editada e publicada pela Lisbon Internacional Press (Portugal), como resultado de sua defesa de tese de doutoramento em turismo, lazer e cultura, na Universidade de Coimbra, em 2000.
Composta por 617 páginas e quatro capítulos, a obra retracta o patrocínio cultural, percursos evolutivos, activação, salvaguarda e valorização, a cidade histórica, a reabilitação urbana e o turismo, o turismo cultural e as modalidades alternativas.
Foi escrita na perspectiva de contribuir para a preservação do património cultural, visando o desenvolvimento do turismo e a sua capacidade de criar oportunidades de revitalização dos territórios, tudo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Em declarações à ANGOP, o autor sublinhou que a investigação surge para valorizar o património cultural como instrumento impulsionador do desenvolvimento de projectos em cidades históricas, para preservar e a gerar receitas.
O também vice-decano para a área científica da escola superior de hotelaria e turismo da Universidade Agostinho Neto (UAN), considerou que a abordagem do património cultural e turística é importante e deve ser visto como uma fonte de rendimento para o Estado.
Bumba Manuel de Castro é licenciado em direcção e gestão hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, especializou-se em administração de empresas turísticas e de lazer pela universidade politécnica de Madrid e doutorado em turismo e cultura pela universidade de Coimbra.