Huambo – O livro “A grafia das línguas nacionais angolanas: um estudo aplicado à língua Umbundu”, da autoria do padre José Kambuta, que retrata a identidade cultural de Angola, está, desde hoje, sexta-feira, à disposição do mercado literário.
A obra, com 135 páginas, subdividido em quatro capítulos, publicado sob a chancela da editora portuguesa Colibri, apresenta aos leitores, o percurso e a importância das línguas nacionais angolanas, para permitir a sua valorização na sociedade.
Na ocasião, o padre José Kambuta disse que o livro, editado em 2021, é resultado de quatro anos de investigação académica, motivados, acima de tudo, por questões históricas das linguísticas e culturas de Angola.
Segundo o escritor, as línguas nacionais estão a ser colocadas à margem da realidade, com a falta de interesse da nova geração, preferindo, em muitos casos, os idiomas estrangeiros.
Apelou à reflexão da sociedade, quer por meio do livro, quer por meio de outras realidades, sobre a cultura linguística nacional, para a manutenção da identidade nacional.
Augura que a obra, com 250 exemplares, vai suscitar debates linguísticos aos académicos, por apresentar grafias de bibliotecas europeias dos países como Espanha, França Inglaterra e Portugal.
Nascido no município do Londuimbali, província do Huambo, a 11 de Setembro de 1979, o padre e escritor José Kambuta é doutorado em Teologia Dogmática e possui mestrados em Teologia Bíblica, Ciências da Linguagem e nos Estudos Clássicos.