Luena – O escritor e humorista Costa Vilola, do grupo Os Tuneza, é o cartaz da última edição do ano do projecto literário “Café Literário”, a decorrer sábado, no Monumento à Paz, no Luena, que contará com mais cinco acadêmicos, numa promoção da livraria Muyombo.
Com o objectivo de abordar a “diversidade cultural da literatura angolana”, além de Costa Vilola, autor do livro "Eu mudei, Tu podes", farão parte do evento Teresa Muanza “Irmã Mambu”, Lucas Cassule, Fernandes Branco, Brigitte Caferro e Arnaldo Soba.
Em declarações à ANGOP, o mentor do projecto "Café Literário" e proprietário da livraria Muyombo, Nelson Mucazo Euclides, informou que o evento cultural vai proporcionar uma conversa entre os escritores e leitores, compartilhando experiência literária.
Explicou que o Café Literário passou a ser uma oportunidade de discutir as obras destes e outros escritores e suas diferentes interpretações, o que irá enriquecer ainda mais a compreensão dos temas abordados nos livros entre os autores e leitores.
Nelson Mucazo Euclides convidou os citadinos a participarem da actividade cultural que vai incentivar a cultura da leitura e gosto pelos livros.
“A iniciativa do café literário e outras actividades ligadas à leitura, são um convite para explorar o mundo da literatura, ampliar horizontes e continuarem como leitor ávidos, transpondo para outros universos, permitindo conhecer novas personagens, histórias fascinantes, estimular a imaginação, expandir inspirações e repertórios literários”, sustentou.
A criação do projecto Café Literário, segundo disse, visa estimular a criatividade, a expressão e o pensamento crítico dos participantes, promovendo a formação de leitores mais conscientes e críticos no que diz respeito ao desenvolvimento das sociedades.
Conforme Nelson Mucazo, para o ano de 2024, a livraria Muyombo e o projecto “Letras e leituras”, prevêem expandir o evento nos municípios da Cameia e Luau, realizando torneios literários e a continuação de actividades que buscam promover a leitura e a literatura nas comunidades.
Ainda na senda da promoção da leitura, lembrou que a livraria desenvolve, desde Outubro último, um projecto denominado “Leitura Kandengue”, que visa estimular o gosto pela leitura entre as crianças com idades compreendidas entre cinco e 10 anos.
O projecto visa ainda desenvolver o vocabulário, a compreensão textual, a expressão oral e escrita, além de estimular a imaginação, a criatividade, a empatia e o pensamento crítico nas crianças esperando formar novos leitores e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, despertando nelas o prazer pela leitura o mais cedo possível.
A livraria Muyombo e o projecto "Letras e leituras" têm realizado há um ano o "Café literário", "Olho no olho", "Leitura kandengues" e torneios de debates literários. AP/LTY/YD