Ndalatando - A primeira edição do Festival Provincial “Eu amo a minha terra”, um evento cultural centrado na realização de actividades lúdicas nas categorias de dança, música, poesia, artes plásticas e teatro, foi lançada esta terça-feira, em Ndalatando (Cuanza Norte).
As músicas Kizomba, Semba, Ghuero Zouk, Kuduro-Kd, Afro-House, Kizukilu e Folclórica, com os seus correspondentes estilos de dança, vão capitalizar o programa do evento, que vai decorrer de 22 de Setembro a 9 de Dezembro do ano corrente.
O evento, a decorrer nos 10 municípios da província, é uma promoção do Comité Provincial do Cuanza Norte do MPLA, inserido nas jornadas comemorativas do 17 de Setembro – Dia do Herói Nacional.
Segundo o secretário para informação do MPLA no Cuanza Norte, Mayama Salazar, o festival visa motivar a juventude para a prática das artes.
Promover o respeito aos símbolos nacionais e aos órgãos de soberania nacional, valorização da cultura, do espírito patriótico, bem como a cidadania na juventude, são, entre outros, os objectivos do evento.
Visa, também, a descoberta de novos talentos nas comunidades, ocupação dos tempos livres da juventude, bem como a inserção destes na sociedade, tendo em vista as múltiplas comunidades existentes na província.
O festival vai decorrer em duas fases, sendo uma fase municipal reservada ao casting e as finais municipais e outra reservada às finais provinciais.
O casting vai decorrer de 22 a 24 de Setembro, as finais municipais nos dias 27 e 28 de Outubro, enquanto a final provincial, no dia 9 de Dezembro, em Ndalatando, no recinto da Feira Internacional do Cuanza Norte.
O evento vai premiar com bens materiais um único vencedor de cada categoria na final provincial, assim como está prevista a gravação de uma ou duas músicas promocionais para o vencedor desta categoria.
Quanto ao perfil dos candidatos, devem ser maiores de 18 anos e residentes nas respectivas comunidades onde concorrem, e o corpo de jurados será de escolha da organização a nível dos municípios. DS/CRB