Huambo – Setenta e três infanto-juvenis, alguns dos quais integrantes de grupos teatrais da província do Huambo, terminaram hoje, sexta-feira, uma formação gratuita em técnicas de representação das artes cénicas, promovido pelo Colectivo de Artes Vozes D´África.
Durante a acção formativa, iniciada a 25 de Maio último, com duas turmas, foram ensinadas matérias de teatro convencional, comunitário, clássico, movimentação, gestos e técnicas em palco e tipos de representação
Encenações e exibições em palco de peças teatrais sobre a realidade social, cultural, política e económica da província do Huambo, em demonstração das matérias aprendidas durante o período formativo, marcaram a sessão de encerramento.
Na ocasião, o director do Colectivo de Artes Vozes D´África, Pascoal Pedro Nhanga, disse que a acção visou formar e recrutar novos actores de teatro nesta região do Planalto Central do país, para contribuírem no desenvolvimento da cultura local.
Augurou que, por intermédio da arte aprendida, muitos adolescentes e jovens podem abandonar a delinquência e apostar em acções ligadas à cidadania participativa e combate ao crime.
Numa mensagem lida pelo formando Domingos Ferreira, os participantes agradeceram a iniciativa, pelo facto de fomentar, sobretudo, a exibição de peças teatrais com melhor qualidade e, ao mesmo tempo, permitir o empreendedorismo cultural.
Furando 10 de Março de 1998, o Colectivo de Artes Vozes D ́África, com várias participações nacionais e internacionais, detém, entre outros feitos, o título de vencedor do Prémio Nacional de Cultural e Artes em 2012, para além do segundo lugar da terceira edição do festival nacional de teatro, realizado em 2001, em Cabinda, e do prémio de teatro cidade do Huambo, assim como homenagens e reconhecimentos. ZZN/ALH