Luanda - Um grupo de jovens do distrito do Benfica, município de Talatona, em Luanda, criou um projecto denominado “Biblioteca Comunitária Nambelo”, com objectivo de insectivar os jovens a criar o hábito de leitura, factor fundamental para o desenvolvimento intelectual da comunidade.
Em declarações à ANGOP, a margem do segundo dia da exposição fotográfica sobre Agostinho Neto que decorre na Marginal do Benfica, munícipio de Talatona, a responsável do projecto, Maristela Losandu, explicou que a “Biblioteca Comunitária Nambelo” foi criada com finalidade de contribuir na prática de hábitos de leitura no seio da comunidade, com destaque os jovens.
Segundo a responsável, actualmente a biblioteca já possui mais de mil exemplares, dos mais váriados genéros, resultado da acção benevolente de algumas pessoas que se identificaram com o projecto.
A jovens mentora apontou como grande dificuldade, que atravessa o projecto, a falta de infra-estrutura para a instalação de forma definitiva da Biblioteca Comunitária.
“ Neste momento os livros que possuimos ainda não têm um lugar apropriado para a sua devida arrumação, por falta de espaço para o efeito e apelou a sociedade no sentido de ajudar a obter um lugar para a efectivação da intenção e na doação de livros.“disse a jovem.
Biblioteca comunitária é um espaço criado pela sociedade civil organizada, com finalidade de criar hábitos de leitura na comunidade, sendo uma instituição de caracter não lucrativo e vive de doações de parceiros.