Huambo - O secretário da JMPLA na província do Huambo, José Carlos Tombo, valorizou, esta quarta-feira, o engajamento do sector da cultura na formação artística em gozo de férias, com foco na capacitação e enquadramento social dos jovens.
José Carlos Tombo, que falava no final de um encontro com os formandos nos cursos de teatro, dança, canto, guitarra, piano, entre outros, numa iniciativa gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, em parceria com o Grupo Vozes D´ África, destacou a importância da capacitação artística para a preservação dos hábitos culturais.
Afirmou que a iniciativa atribuiu, igualmente, maior valor aos cursos técnico-profissionais, por contribuírem para a garantia da sustentabilidade e do desenvolvimento social.
Por isso, o secretário da JMPLA apelou para maior engajamento dos formandos, no sentido de apreenderem os conhecimentos nas áreas escolhidas, tendo em conta a relevância dos mesmos na vida de muitos que auguram empreender ou se tornar profissionais.
Por sua vez, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade Chissanga, informou que mais de cem jovens estão inscritos, nesta III edição da formação artística em gozo de férias, que, para além de capacitação, visa promover a inclusão social.
Disse que o evento tem, igualmente, por objectivo a salvaguarda dos hábitos e costumes.
A formação, iniciativa em Julho último e com término previsto para o final do corrente mês, conta com crianças, adolescentes e jovens, alguns dos quais com necessidades especiais, entre física, auditiva e visual, inscritos nos cursos de teatro, dança, canto, guitarra e piano. MLV/ALH