Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, assinalou, segunda-feira, que uma das tarefas emergentes consiste na apresentação da candidatura do município do Huambo para a Rede das Cidades Criativas da UNESCO.
O governante, que falava após conferir posse a novos responsáveis do Governo local, disse ser importante que o gabinete da Cultura e Turismo trabalhe em articulação com a Administração do município do Huambo para que a candidatura seja bem-sucedida.
Sinalizou que a apresentação da candidatura do município do Huambo à Rede das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO) pressupõe que o gabinete deverá prestar todo apoio necessário na concretização deste importante desiderato.
Afirmou tratar-se de um compromisso que está ao alcance das autoridades locais, pois a província do Huambo acolheu recentemente o Dia da Cultura Nacional, celebrado a 8 do corrente mês, para além de ter a responsabilidade de ser uma das capitais da cultura no país.
Pereira Alfredo augurou a prospecção de actividades geradoras de rendimento, não só para os fazedores da cultura, mas, também, do ponto de vista do turismo, na perspectiva da promoção do desenvolvimento social e económico.
A Rede de Cidades Criativas foi criada pela UNESCO, em 2004, com o objectivo de procurar desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável.
A Rede tem por objectivos a promoção e o fortalecimento das indústrias culturais a nível local e a cooperação activa a nível internacional.
Empossados
O governador empossou os directores dos gabinetes da Cultura e Turismo, Jeremias Piedade dos Anjos Nambongue Chissanga, da Juventude e Desportos, José Albano Canombo Manuel, e da Agricultura, Pecuária e Pescas, João Lara Macuva Hotalala, assim como o chefe do departamento de Gestão de Resíduos da província do Huambo, Avelino Meneses Novais.
Para os seis novos municípios da província do Huambo, Pereira Alfredo empossou o administrador do Alto-Hama, Júlio Tchimbilundo de Paiva, do Cuima, Maria Luisa Liambango, da Galanga, Carlota Chilonga, do Bimbe, Tomás Sancho Sumbelo, do Sambo, Aristides Chicuambi Ukuessunga, e da Chilata, Feliciana Jinga Lumbwambwa.
Na mesma cerimónia tomaram posse os administradores dos municípios do Bailundo, Celestino Piedade Chiquela, do Mungo, João Kalupeteca Chieva, e da Chicala-Cholohanga, Adérito Chimuco Samucango.
Esta província tem uma população estimada em mais de dois milhões e 800 mil habitantes, residentes nos municípios do Alto-Hama, Bailundo, Bimbe, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chilata, Chinjenje, Cuima, Ecunha, Huambo, Galanga, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Sambo e Ucuma. ALH