Lubango - A vice-governadora da Huíla para o sector político, social e económico, Maria João Chipalavela, exortou hoje, quarta-feira, no Lubango, aos grupos carnavalescos a privilegiar, nas suas canções, no Entrudo de quatro de Março próximo, os 50 anos de Independência Nacional.
Falando à ANGOP, à margem de uma reunião dos preparativos da maior manifestação cultural do povo angolano, com a comissão preparatória do carnaval, a também coordenadora do evento, afirmou ser importante que os grupos trabalhem para “cimentar” a história do país, através da arte e da cultura.
Segundo disse, é necessário que cada coreógrafo traga para a actividade cultural os feitos conquistados desde o período da Luta Armada de Libertação Nacional até ao alcance da Independência, nas letras de suas canções e coreografias.
Na ocasião, apelou à classe empresarial local, a apoiar o Entrudo para o sucesso do evento, já que o carnaval representa uma manifestação cultural, tradição e turismo.
Para a edição 2025 do carnaval, sob gestão da Cooperativa Cultural da Huíla, estão projectados mais de 52 milhões de kwanzas, contra os 32 milhões de 2024. Desse montante quatro milhões e 700 mil kwanzas serão providenciados pelo Ministério da Cultura, 19 milhões pelo Governo Provincial e os restantes de patrocínios.
Os grupos Twendey Tukaheteke, em infantis, e União Tundavala, em adultos, respectivamente, foram vencedores de 2024. JT/MS