Ondjiva - Os grupos carnavalescos concorrentes à edição 2024 da maior festa cultural na província do Cunene estão com “máquinas afinadas” para a conquista dos três primeiros lugares, nas categorias de adultos e infantil.
Em reportagem efectuada esta segunda-feira pela à ANGOP, denota-se que os grupos estão a ensaiar com afinco, assim como a intensificar todos os aspectos organizativos para o desfile da próxima terça-feira, na tribuna municipal do Cuanhama.
Em declarações o presidente do grupo carnavalesco Beta Ngo, actual detentor do título, Domingos Mateus, disse estar tudo acautelado do ponto de vista de ensaios, indumentária, confecção das coroas, entre outros instrumentos, para uma digna participação no desfile provincial.
Segundo o dirigente, estão a preparar com afinco todos os aspectos técnicos e organizativos, com vista a revalidação do título conquistado na última edição.
Localizado num dos bairros mais populosos da cidade de Ondjiva (Castilhos), o grupo criado em 1999 é o mais antigo da região, possui uma legião de seguidores e conta com 15 títulos alcançados.
O responsável do grupo vermelho, Andrade Huamba, disse que a agremiação encontra-se coesa e motivada para conquista do primeiro lugar na classe de adulto e infantil.
Andrade Huamba assegura que os preparativos, actualmente na sua fase final, decorreram conforme o previsto, para a recuperação do título perdido há três anos.
Os ensaios que aconteceram ao longo dos últimos três meses, disse, decorrem sem constrangimentos, em função da entrega dos integrantes que encontram-se motivados, a conquista do 13º título do Carnaval, nas duas categorias.
Já a representante do grupo Mandume, do município do Cuvelai, Ângela Isaque, disse que apesar de ser a primeira vez a desfilar no palco provincial do Entrudo, tudo está acautelado para garantir uma vaga nos três primeiros classificados.
Fez saber que o grupo, constituído por 109 integrantes, está preparado para mostrar a dança, os ritmos e cultura dos povos da região, no sentido de convencer os júris e levar de vencida a edição.
Sob o lema”A diversidade Cultural como factor de atracção turística”, prevê-se para o desfile a participação de 15 grupos nas categorias de adultos e infantis.FI/LHE/SC