Cunhinga – Lançado há três anos, o Plano de Leitura da Província do Bié ganhou, nos últimos tempos, uma nova dinâmica, com a criação, nos nove municípios, de bibliotecas escolares, móveis e fixas.
A informação foi avançada, no município do Cunhinga, pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Bié, Afonso Belo Sanguvila, no acto provincial do Dia Internacional da Literatura Infantil, que hoje se assinala.
O plano visa estimular a saúde mental e intelectual das crianças, jovens e adultos, através do hábito, cada vez mais, da escrita e leitura, contribuindo para o maior domínio da língua portuguesa e línguas nacionais, abrindo novos horizontes vocabulários.
Na ocasião, o director Afonso Belo Sanguvila falou da necessidade dos escritores produzirem livros que retratem as vivências infanto-juvenis, com vista a fortalecer a educação cívica e patriótica desta franja.
Por sua vez, a administradora municipal do Cunhinga, Georgina Lumati, ressaltou, igualmente, a importação que a literatura e a leitura jogam na vida infanto-juvenil, na medida em que moldam o comportamento e contribuem para o desenvolvimento do intelecto humano.
Durante a cerimónia, mais de mil crianças que acorreram ao evento beneficiaram de brindes, participaram numa feira de livros infantis, assim como ficaram esclarecidas sobre o surgimento do Bié, através da palestra subordinada ao tema:"O Reino Viye", dissertada pelo historiador Rangel Canivete. JEC/PLB