Gambos – A biblioteca da administração municipal dos Gambos, província da Huíla, foi reforçada com 398 livros, ofertados pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), por ocasião ao dia nacional do educador (22 de Novembro).
Trata-se de obras de carácter científico ligadas às áreas de ciências humanas, sociais e jurídicas.
Com essa doação, eleva-se para mais de mil e 200 o acervo, segundo deu a conhecer o administrador municipal dos Gambos, Francisco Barros Leonardo.
Falando no acto de recepção, o gestor considerou a pertinência da oferta, na medida em que haverá maior fluidez no trabalho de investigação cientifica, sem precisar deslocar-se ao Lubango para o fazer.
Segundo disse, as obras, a par das virtuais disponíveis, são importantes para a vida, sobretudo no município que conta, este ano, com o primeiro núcleo do ensino superior.
Por sua vez, o vice-reitor para os assuntos académicos da UMN, Francisco Cambanda, afirmou que a iniciativa de distribuir os livros, enquadra-se no processo de extensão universitária, com vista a integração dos estudantes e da comunidade no assuntos da ciência.
Fez saber que os livros são adquiridos por meio de apoios ao nível das academias nacionais e universidades estrangeiras.
O município dos Gambos dista a 154 quilómetros a Sul do Lubango, capital da Huíla. JT/MS