Luanda - O filme “Sambizanga”, da cineasta francesa Sarah Maldoror, será exibido sexta-feira no Cine São Paulo, em Luanda, no âmbito do festival “O futuro já era”.
A longa-metragem é uma adaptação cinematográfica do livro “A vida verdadeira de Domingos Xavier”, do escritor angolano Luandino Vieira.
Retrata a história de Angola no ano de 1961 à volta de Domingos Xavier, um activista revolucionário angolano que é preso pela polícia secreta portuguesa e posteriormente levado para a prisão do Sambizanga, onde acaba por ser submetido a um interrogatório e torturado para extrair os nomes dos seus companheiros que lutavam pela Independência do país.
O filme é contado a partir do ponto de vista de Maria, mulher de Xavier, que vai em busca do seu marido em cada prisão, sem entender exactamente o que aconteceu, uma vez que "Xavier” tivera sido torturado e espancado até à morte.
No filme, o público terá contacto com a história reveladora daquilo que foi a vida de muitos dos activistas nacionalistas e revolucionários que lutaram para conquistar de forma épica a tão esperada independência de Angola.
O festival é organizado pela Goethe Institut Angola, um instituto cultural da República Federal da Alemanha voltado à promoção do conhecimento da língua alemã no estrangeiro e o intercâmbio cultural internacional, no quadro das festividades dos seus 15 anos.
No evento, que decorre de 15 de Junho a 28 de Julho, estão a ser realizados concertos, exibição de filmes, workshops, exposições, entre outros, todos abertos ao público de forma gratuita.CPM/MCN