Luanda - Pelo menos 500 artistas, entre crianças e adolescentes, das províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Sul participam, a partir de hoje, quarta-feira, a 16 de Outubro, na 4ª edição do Festival de Teatro para Infância e Juventude ( FESTIJ).
O festival, uma iniciativa da Associação Internacional do Teatro para Infância e Juventude, acontece em simultâneo nos municípios do Cazenga (Luanda), Sumbe (Cuanza Sul) e em Malanje, sede da província com o mesmo nome.
Promovido sob o lema " Contribuindo para o desenvolvimento integral dos jovens, vamos levar hoje uma criança ao teatro", o festival visa apresentar e dinamizar as artes cénicas infantojuvenil voltados para o grupo de crianças em Angola.
O festival tem também como objectivo permitir maior imaginação das crianças quanto a criação e exibição de peças teatrais.
Falando à ANGOP, o responsável do Festival Internacional de Teatro para Infância e Juventude, Eduardo Songue, disse que o programa prevê a exibição de 22 espectáculos de teatro, recitais de poesias, oficinas, intercâmbio, reuniões técnicas, debates radiofónicos, contadores de histórias e serões culturais.
Fez saber que o centro de Animação Artística do Cazenga (Animart) acolhe o acto central do festival, através da Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude, já que Angola é membro de pleno direito desde 2010
Adiantou que o festival, com início para hoje, quarta-feira, tem um significado importante, porque conta com crianças de várias idades nos espectáculos, que poderão viver e ver a imaginação que existe no teatro, bem como a forma de contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens nas artes cénicas.
O festival, prosseguiu, é realizado desde 2016 por via do Centro de Animação Artística do Cazenga (Animart) que alberga o Centro Angolano da Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude (ASSITEJ).