Malanje- Vinte artistas plásticos e artesãos das províncias de Malanje e Luanda participam desde hoje, sexta-feira, no Festival Nacional da Cultura “FENACULT”, inserido nas celebrações do centenário do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, assinalado a 17 de Setembro deste ano.
Durante o evento, com duração de três dias, serão comercializadas obras de artes plásticas e de artesanato e realizados shows das músicas kuduro e gospel, humor, artes cénicas, entre outros atractivos, incluindo exposição fotográfica sobre a vida e obra de Agostinho Neto.
Falando à ANGOP, o chefe de Departamento Provincial da Acção Cultural, Figueira Ginga Linha disse que a realização da feira vai permitir criar pontes de diálogos e interacção entre os fazedores de artes e de modas, com vista a fortificação de laços e desenvolvimento da cultura nacional.
Apelou aos munícipes de Malanje no sentido de afluírem a feira e adquirirem variedades de produtos das artes plásticas e do artesanato, com vista a melhorarem as suas galerias.
Por sua vez, o artista plástico Daniel Milagre mostrou-se feliz em participar do evento, uma vez que as pessoas, sobretudo os amantes das artes plásticas, terão oportunidades
de apreciar e adquirir as suas obras.
Outros expositores alinham do mesmo diapasão, tendo considerado o evento como oportunidade de divulgação dos seus talentos e conquistar clientes.
De carácter nacional, o FENACULT Especial Centenário, além de homenagear a figura do Poeta Maior, serve como mecanismo de exaltação, valorização e reafirmação da identidade cultural angolana, oferecendo aos criadores, em especial aos jovens, espaços de participação e troca de experiências.
A primeira edição do FENACULT realizou-se em 1989, em Luanda, e repetiu-se de 30 de Agosto a 20 de Setembro de 2014, sendo a cerimónia sido realizada, novamente na capital do país.