Huambo – O representante da província do Namibe, Ezequiel Paulo, venceu, domingo à noite, na cidade do Huambo, a 3ª edição do concurso nacional de trova “Cantar Agostinho Neto”, com 556 votos, soube a ANGOP.
Com a interpretação do tema “Caminho do Mato”, um dos célebres poemas do Poeta Maior e fundador da Nação, António Agostinho Neto, o vencedor convenceu o júri, encabeçado por Zé Maria Boyoth, pela sua performance em palco, criatividade, totalidade vocal, indumentária, entre outros elementos.
A segunda posição foi ocupada pelo concorrente da província do Moxico, Eduardo José, com 526 pontos, enquanto o representante de Benguela, João Afonso, ficou na terceira posição, ao somar 464 pontos.
Decorrido no anfiteatro principal do Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, com uma plateia diversificada, incluindo governantes das provinciais do Huambo, Benguela, Cuanza-Sul, Huíla e Luanda, o evento teve de quase tudo, desde dança, homenagens e reconhecimentos aos patrocinadores.
Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi a entrega, pelo Governo do Huambo, de um par de muletas ao representante da província do Bengo, por sinal o mais velho, entre os 14 concorrentes, para além de uma canadiana a Lito Ferrão, do Cuanza-Sul, com deficiências físicas e visual, respectivamente.
Animado por Preta Francisco, vencedora da edição passada, Duo Canhoto, Mana Yana e Zenaida Kachiungo, o concurso contou com concorrentes das províncias do Bengo, Benguela, Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda, Malange, Moxico, Namibe, Uige e Zaire.
Organizada pela União Nacional dos Artistas e Compositores — Sociedade de Autor (UNAC-SA) no contexto das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinala 11 de Novembro do corrente ano, iniciativa destacou-se pela promoção do estilo trova, um género musical de grande valor patriótico.
O festival nacional de trova “Cantar Agostinho Neto” não é apenas um evento musical, mas um apelo à valorização da cultura e à memória do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. ALH