Lubango - Uma exposição fotográfica e de artes plásticas, sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, está desde hoje, quarta-feira, patente na praça João Paulo II, no Lubango, província da Huíla, no quadro das comemorações do Centenário de António Agostinho Neto.
Na feira estão expostas, em outdoors de metro e meio por dois, imagens da trajectória política, social e cultural do conhecido “Guia Imortal”, assim como a transcrição dos seus poemas.
Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete provincial da Cultura Turismo e Juventude e Desportos, Osvaldo Lunda, à margem do evento, disse que a exposição é uma maneira dos huilanos homenagearem o primeiro Presidente de Angola e celebrar o seu centésimo aniversário natalício, assinalado a 17 deste mês.
O responsável sublinhou que a feira estará patente até ao dia 30 deste mês, levando o público a um passeio, através de um leque histórico de imagens que possibilitam conhecer melhor a vida e obra de Agostinho Neto.
Detalhou que no local foram igualmente colocadas várias telas em branco, para que as pessoas por inicitiva própria apresentem as suas ideais e conhecimento sobre o homenageado, dando a possibilidade das pessoas criarem aquilo que lhe vai a alma, pelo que convidou pintores e o público a participar.
“A nossa exposição daqui vai rumar para todos os outros municípios, será sempre em hasta pública e em algumas escolas, pois queremos que a população relembre e conheça a vida e obra daquele que proclamou a independência”, enfatizou.