Menongue - O Ministério da Cultura e o Governo do Cuando Cubango já disponibilizaram, para a realização do carnaval edição 2024, 12 milhões de kwanzas , que vai contar com 15 grupos das classes infantis e adultos, cujo desfile acontece no dia 13 do mês em curso.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à ANGOP, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Eduardo Ezequias.
Segundo o responsável, a pretensão é ter um valor total de 15 milhões, sendo que os restantes são esperados da classe empresarial local, que já foi solicitada para o efeito, visando atribuir um prémio digno para ambas classes.
O director disse que, com os valores disponíveis, o objectivo é de atribuir, para os vencedores na classe de adultos (moderno e tradicional), cada um milhão e 250 mil kwanzas, e para infantil 500 mil kwanzas, bem como subir dos 50 mil para 100 a 150 mil kwanzas para prémios de participação.
Apontou como principal exigência nesta edição a actuação dos grupos com músicas originais e não gravadas em disco ou um outro dispositivo.
Irão desfilar grupos dos nove municípios do Cuando Cubango, sob o lema principal: “A diversidade cultural como factor de atracção turística".
Fez saber que o grupo União das Estrelas, da classe de adulto moderno, não irá participar neste Entrudo porquanto será homenageado pelo Ministério da Cultura e Turismo, com um diploma e um valor monetário, em função de ter conquistado cinco edições consecutivas.
Em 2023, o grupo União Estrela da Paz sagrou-se vencedora na classe de adultos. Em infantil venceu o grupo 23 de Março. ALK/FF/PLB