Curiosidades do Carnaval de Luanda

     Cultura              
  • Luanda • Segunda, 12 Fevereiro de 2024 | 12h42

Luanda – O Carnaval de Luanda, reputado como evento cultural mais notável da urbe, tem, para além da exuberância das danças e o ritmo da percussão, o colorido dos trajes e uma série de personagens irreverentes que comandam o compasso dos foliões.

A marcha intertextual que se expressa nos passos do Semba, da Kazucuta, da Dizanda, da Cabetula, da Cabecinha, obedece uma harmonia ensaiada ao rigor.

A Corte
Encabeçada pelo Rei e Rainha representa o poder do grupo, realça a sua pujança em palco.

Pela sua presença, consegue-se sentir a força do grupo, afirma António Oliveira “Delon”, conhecedor profundo da história do Carnaval de Luanda.

É na corte onde se encerra todos os segredos do grupo.

Entre as suas vestes, a coroa é um elemento fundamental. Independentemente do tipo do tecido, a ornamentação com bijuterias como  missangas, pulseiras, colares, para além de franjas metalizadas, por vezes ouro, fazem a diferença.

Comandante e chefes de alas

Personagem que tem a missão de dirigir com êxito o desfile do seu grupo, definindo o compasso dos movimentos.

Os chefes de alas ou fiscais são os assistentes do comandante, sendo os seus olhos e ouvidos mais próximos, cuja missão e prestar atenção aos sinais gestuais e ao soar do apito.

Ficam divididos em duas alas ou seja nas filas de danças e na falange de apoio. O seu traje não difere muito do comandante, com a diferença de que não deve ser acondicionado de forma extravagante, nem com exageros nos adornos.

As diferenças com as filas ou alas fiscalizadas baseiam-se nas cores, penteados extravagantes ou dançarinos que mais se destacam no grupo, escreve a investigadora Lartiza Salomé num artigo publicado pela revista Entrudo.

Os personagens das alegorias 

Estes personagens situam-se na alegoria e são os responsáveis de narrar o enredo, de forma a fazer perceber o que grupo sugere, para alertar, divertir ou homenagear dentro do desfile.

Por isso, estes personagens não são estáticos, variam em função da história ou fábula a contar.

Geralmente os temas tratados estão intrinsecamente relacionados a factos sociais, culturais e políticos actuais que inquietam os grupos no particular e, no geral, a sociedade.

Intérpretes e instrumentistas 

O músico dá voz a letra que traz a mensagem, mediante uma entoação harmónica ao som do batuque, reco-reco, dicanza  do kisanji, a Mpuita, entre outros, meios da precursão julgados necessários, tocados pelos instrumentistas.

O seu vestuário não contém muita exuberância porque não se encontram em zonas de grande referência no desfile.

Ao contrário dos instrumentistas, o cantor apresenta um traje exuberante e mais luxuoso possível, para atrair a atenção de todos, não só pela voz e tema da música que traz, mas por se situar no centro do grupo a desfilar.

Apresenta-se com os trajes característicos de cada dança, só com cores diferentes em relação aos demais elementos do grupo.

Bessangana

Personagem que, na sua maioria, são mulheres, emprestam um colorido agradável às alas dos grupos carnavalescos, tanto infantis como adultos.

Entram para a pista em transe/possessão (estado que permite comunicar-se com os espíritos dos antepassados) no passo da dança.

Vestem-se com trajes tradicionais, com predominância para os trajes de cores vermelhas ou panos ilundo, como é conhecido tradicionalmente, que representam o ritual xinguilamento (dança que permite acalmar e pedir bênção dos espíritos para que o desfile corra sem qualquer tipo de impendimentos).

Quintandeira-zungueira e pexeiras

Formam um grupo que se posiciona depois das filas dos dançarinos. Levam quinda/bacias de fruta, legumes e peixe à cabeça.

Usa pano para cruzar sobre o ombro, dois a três panos na cintura, sandálias ou pés descalços.

Maquilhagem

É um elemento que completa o vestuário. Por ser uma ferramenta importante não deve desmerecer a atenção dos grupos, tendo em conta as regras do desfile, sem deixar de parte a sua criatividade.

 Claque de apoio

Estes personagens não detêm grande “notoriedade” no desfile, mas é muito importante a sua presença no final do grupo porque representam o amor, apoio e consideração de familiares, amigos, vizinhos, fãs e simpatizantes que vêm brindar o tributo ao grupo que desfila. ART

 



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+