Saurimo – Cento e 50 crianças, dos cinco aos 10 anos de idade, iniciaram hoje, segunda-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a aprender técnicas de declamação de poesias e como compor, numa iniciativa da Brigada Jovem de Literatura Angolana (BJLA).
A actividade, que culminará no próximo mês, enquadra-se nos festejos do centenário de António Agostinho Neto, e tem como objectivo cultivar o hábito de leitura no seio das crianças, bem como ocupar os seus tempos livres.
Em declarações à ANGOP, o secretário provincial da BJLA na Lunda sul, Hélio Sangula, fez saber que as crianças são provenientes de várias escolas da cidade de Saurimo e prevê-se estender nos restantes municípios que compõem a região.
Os menores, além de aprenderem a declamar poesias, absorvem conhecimentos sobre a importância da leitura, como escrever correctamente e vida e obras de António Agostinho Neto.
Referiu que para o sucesso da empreitada, conta com apoio dos encarregados de educação, dos poetas Bula Mbungue, Silêncio, Tau Lunga Mana e vários membros associados na organização.
Hélio Sangula afirmou que estão ainda reservados até final do mês, mesas redondas sobre Neto, poesia ao ar livre, exposição de obras e leitura porta-a-porta.