Luanda – Uma obra de investigação, que aborda a complexidade de integração na sociedade zambiana pelos ex-refugiados angolanos, foi lançada recentemente na Zâmbia.
De autoria do agente consular de Angola no Solwzi, Zambia, Nasson Bungo, o livro “Tornando-se zambiano, navegando no caminho para a cidadania zambiana para ex-refugiados: perspectivas para ex-refugiados angolanos no Meheba” retrata os desafios no processo de aquisição da cidadania zambiana para os ex-refugiados angolanos residentes no campo de refugiados de Meheba,.
No livro, o autor "aprofunda a complexidade para a obtenção da documentação necessária, o impacto do status legal nos meios de subsistência e condições socioeconómicas para a integração na sociedade zambiana"
Citado numa nota chegada este domingo à ANGOP, Nasson Bungo explica que um dos principais desafios para os angolanos é a questão da documentação, visto que muitos refugiados saíram de Angola por causa do conflito armado e chegaram à Zâmbia sem os documentos de identificação adequados.
Na obra são examinados as nuances socioeconómicas enfrentadas por muitos ex-refugiados que, mesmo com residência de longo prazo na Zâmbia, enfrentam limitações de emprego, propriedade e acesso a serviços financeiros.
O livro explora como essas limitações impactam a vida diária de ex-refugiados e suas motivações para buscar a cidadania.
No manual, através da investigação à dinâmica social e cultural em jogo, examina-se como os ex-refugiados equilibram sua herança angolana com seu presente zambiano, incluindo o uso da linguagem, as práticas culturais e as redes sociais, dentro e fora dos assentamentos de refugiados.
Nasson Bungo é mestre em Resolução de Conflitos, Paz e Liderança pela Universidade da Zâmbia, possui uma licenciatura em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola.
O autor possui uma pós-graduação em Metodologia de Ensino pela Copperbelt University em associação com o Zambian College of Open Learning, Província do Noroeste. CPM/QCB