Huambo - Os vencedores da I edição do Concurso Talentos do Huambo, nas categorias de poesia, humor, música, teatro, dança, empreendedorismo e locução, foram anunciados hoje, domingo, durante a gala final.
A final do concurso, iniciado em Julho de 2021, com o objectivo de descobrir e promover novos talentos no mundo artístico e profissional, contou com a participação de 14 concorrentes, a razão de dois candidatos para a cada uma das categorias.
A governadora local, Lotti Nolika, prestigiou o evento, que atribuiu os prémios de melhor poeta, humorista, e locutor, aos jovens Maurício Hossi, Eduardo Jamba Ekuikui e Cláudio Quintas.
A dupla Devalina Odeth Lussinga e Vicente Calilangui, conquistou o troféu na categoria de música, ao passo que Lázaro Chissango e Lucas Branco foram os vence e teatro foram entregues, respectivamente.
A arrebatou o troféu na categoria de teatro o grupo Luz, num evento eufórico e de muitos aplausos da plateia presente no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos, na cidade do Huambo.
Os vencedores foram premiados com diversos concursos de formação técnico-profissional e 50 mil Kwanzas e disponibilizados pelo Governo da província do Huambo, para além de uma box da Zap.
Em breves declarações, a governadora local, Lotti Nolika, valorizou a iniciativa por promover as habilidades profissionais dos jovens, na perspectiva de contribuírem no crescimento da região.
“São iniciativas do género que devem ser realizadas constantemente para reintegrar a juventude nos vários domínios da vida social”, acrescentou a governante, assegurando um maior incentivo financeiro.
O evento, realizado pela primeira vez, contou com a participação de 100 candidatos que foram excluídos em cinco eliminatórias e uma semi-final.