Lubango - A comunidade Hip Hop da Huíla realiza, neste sábado, um festival de RAP em plena marginal do rio Mukufi, para elevar a arte e a promoção da cultura desse estilo de música, no quadro dos 100 anos da cidade do Lubango, a assinalarem-se a 31 deste mês.
Com a participação de 14 cantores da Comunidade, o evento vai reverenciar, igualmente, os 53 anos da existência do estilo RAP, que nasceu nos Estados Unidos da América nos anos 70.
Pretende-se com actividade cultural, segundo o presidente da referida organização, Simon Júnior, como parceiro social das autoridades administrativas, elevar a cultura e promover a qualidade dos artistas do estilo, na cidade do Lubango.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, fez saber que é a primeira vez que se realiza um evento comemorativo ao aniversário da cidade e que muitos citadinos não conhecem a realidade artística RAP, pelo que será um certame de acesso livre, para que a massa conheça os artistas e poder sentir as suas performances.
“A nível nacional somos a única Comunidade que vela especificamente pela cultura Hip Hop, estamos a falar de uma organização fundada há 19 anos e durante esse tempo temos dado cartas à nossa intenção de elevar e promover novos valores, levando aos amantes e apreciadores aquilo que é a essência da própria cultura Hip-Hop”, disse.
Segundo a fonte conhecer o estilo é importante, porque anteriormente confundia-se a essência do Hip Hop com o RAP, mas hoje as pessoas já percebem que esta última é apenas a música que integra uma ampla cultura.
O Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas nos subúrbios de Nova Iorque (EUA), na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do Hip Hop, que também tem na dança e no grafite uma forte representação. MS