Ndalatando - Cidadãos em Ndalatando, capital do Cuanza Norte, consideram que a participação de grupos de municípios do interior da província, no desfile provincial, demonstra que o carnaval é uma verdadeira festa da cultura nacional.
Interpelados pela ANGOP, os munícipes elogiaram o nível de organização do evento, após dois anos de paralisação em decorrência da Covid-19 e a forma activa como os grupos se exibiram com inovações nas canções, dança e indumentária.
O jovem Homiilson Diogo destacou a indumentária e alegoria dos grupos durante o desfile, a par de ter constatado trabalho excelente da polícia e das equipas de saúde no asseguramento do evento.
O cidadão Miguel Caculo destacou as condições criadas pela comissão organizadora para a realização do evento, factor que, no seu entender, contribuiu para melhor exibição de agremiações de vários municípios da província.
A jovem Alexandre Diogo defendeu a necessidade dos adultos transmitirem a experiência da organização do entrudo aos mais novos, de modo a se preservar a maior festa da cultura nacional.
Do desfile provincial do carnaval do Cuanza Norte, decorrido na rua adjacente à Feira Internacional de Cuanza Norte, em Ndalatando, participaram dez grupos e quatro blocos de animação, num evento em que está previsto o prémio de um milhão de kwanzas para o primeiro classificado, 750 para o segundo e 600 para o terceiro.
Mensagens de protecção à criança, empoderamento da mulher e apoio ao projecto de Lei da Nova Divisão Política Administrativa do país marcaram o desfile provincial do carnaval no Cuanza Norte.
Os grupos , com os estilos Semba, Cabecinha, Kaboquele e Kazukuta, destacaram ainda temas como o cambate à pobreza, apoio à mulher zungueira, a tomada de posse do novo governo saido das eleições gerais de 2022, luta contra a pandemia da Covid e critica à acusação de crianças de feitiçaria.
Com a excepção de Bolongongo, Banga, e Quiculungo participaram no desfile provincial grupos de sete municípios e o Cazengo, anfitrião, fez-se representar por quatro – União Chá de Caxinde, Associados de Camundai, Etu Mudietu e Ana Kwanza Ya Tunda.
Além dos três representantes do Cazengo, participaram no desfile provincial, que contou com a presença do governador, Pedro Makita, os grupos Jovens Unidos (Lucala), Kuditemu (Samba Cajú), Twanatwakanga (Ambaca), Estrela de Cacesse (Cambambe), Cruzeiro do Golungo Alto e União Máxima do Ngonguembo. LJ/IMA