Dundo - O grupo carnavalesco Akixi Tchianda , o mais antigos da província da Lunda-Norte, trabalham para nesta edição do carnaval, resgatar o título da maior festa popular , pedido há mais de sete anos.
Fundado em 1960, os Akixi Tchianda, conquistaram respeito e admiração pelo facto de terem uma peculiaridade em termos de execução dos instrumentos musicais e da dança, sem nunca fugir da origem.
Com nove títulos de Carnaval da classe de adultos da Lunda Norte, o grupo já esteve em países como Portugal, Espanha, Cuba, Alemanha e Suíça em representação de Angola em distintos eventos.
Em 2010 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, pelo contributo dado ao desenvolvimento da cultura, numa homenagem que também incluiu o União Kwanza, de Luanda.
As suas exibições preservam a essência e a originalidade, transmitindo a dimensão da cultura do povo Cokwe através da música e da dança.
O Ngoma ya xina (baixo), Mukundu (base), kassasuluiyo (ritmo) e Kassumbi, quatro tambores (batuques), são os instrumentos utilizados pelo agrupamento, cujos géneros Tchianda, Tchissela e Yamba dominam todo o repertório desta escola tradicional Cokwe.
A exibição das emblemáticas máscaras de Mwana Pwo (símbolo da beleza feminina) , Xaxata, Mukenda e Katoyo, é também uma particularidade do grupo vinculado ao Museu Regional do Dundo.
Em declarações à imprensa, o responsal do grupo, Bernardo Muatchissengue, disse que este ano levam para o carnaval várias inovações , entre as quais o ritual Mukanda.
Segundo o responsável, os integrantes do grupo continuam os mesmo, 30, e prometem "transformar o carnaval numa festa verdadeira festa tradicional".
"Este ano queremos resgatar o título que já nos foge há muitos anos e estamos a nos preparar para isso", frisou. HD