Ondjiva - O grupo carnavalesco Símbolo da Paz, do município do Cuanhama, conquistou, esta terça -feira, o seu terceiro título do Carnaval, na província do Cunene, na categoria de adulto, com 513,5 pontos.
O regresso à galeria de vencedores depois das últimas cinco participações sem vencer, teve o prémio de um milhão e 500 mil kwanzas.
Conquistou igualmente os prémios de melhor rainha e de melhor comandante.
O desfile do CARNAVAL foi marcado por uma interrupção de cerca de duas horas, em consequência das chuvas que se abateu sobre a cidade de Ondjiva, após a apresentação dos primeiros dois grupos infantis.
Na classe de adulto, o Entrudo foi disputado por cinco grupos, sendo que o Grupo Vermelho, com 431,5 pontos, ficou em segundo lugar, enquanto o Beta Ngo, com 426 pontos, conquistou o terceiro lugar, tendo recebido 900 e 600 mil kwanzas, respectivamente.
Já na categoria infantil, em que desfilaram seis grupos, conquistou o título o Grupo Vermelho, com 183 pontos, e o prémio de 900 mil kwanzas.
O colectivo Filhos do rei Mandume conquistou o segundo lugar, com 171 pontos, e o prémio de 600 mil kz, e em terceiro Beta Ngo, com 156 pontos, e 400 mil kwanzas.
Em declaração à imprensa, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social da província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, enalteceu a organização, participação e representação dos grupos, que souberam levar mensagens e ritmos aos foliões.
Apolo Ndinoulenga disse que o Carnaval foi muito bem concorrido, onde a avaliação foi extremamente difícil, tendo em conta a qualidade apresentada pelos grupos no desfile.
O responsável apontou como tónica do Entrudo a representação da cultura local.
Sobre o lema "Diversidade cultural como factor de atração turística ", o Entrudo contou com a participação de grupos provenientes de cinco dos seis municípios, com excepção do Curoca devido a problemas de acesso.
Para custear as despesas referentes à maior festa popular edição 2024, foram disponibilizados pelo Ministério da Cultura e o governo do Cunene, o valor de oito milhões e 900 mil kwanzas.
O certame foi assegurado por 400 efectivos de diferentes órgãos do Ministério do Interior e das Forças Armadas Angolanas.
O Carnaval de 2023, foi conquistado pelo grupo Beta Ngo, na Classe de Adultos, enquanto o símbolo da paz, sagrou-se vencedor em infantil.FI/LHE/ART