Uíge – O grupo “ Grutas do Nzenzo”, do município de Ambuila, venceu hoje, terça-feira, a edição/2023 do Carnaval provincial na classe de adultos, com mil 213 pontos, e recebeu o prémio de 450 mil Kwanzas.
O Grutas do Zenzu, que participou pela segunda vez, superou 11 grupos, dos 19 previstos na classe de adultos, tendo apresentado mensagens incentivadoras sobre a valorização do carnaval e a moralização da sociedade.
O segundo lugar foi conquistado pelo grupo Naputo, do município da Damba, enquanto o grupo Anadak, do município do Quitexe, conquistou o terceiro lugar.
Com mil 135 e mil 66 pontos, o segundo e terceiro classificados receberam 300 mil e 250 mil Kwanzas, respectivamente.
Para a classe infantil, o grupo Estrelinhas do Quitexe sagrou-se vencedor, com mil 265 pontos, seguido do grupo Nova Geração, do bairro Mbemba Ngango (mil 237 pontos), enquanto o terceiro lugar, com mil 183 pontos, foi conquistado pelo grupo Bana Caindo.
Os três vencedores da classe infantil receberam 150 mil, 100 mil e 80 mil Kwanzas, resepectivamente.
A presente edição do carnaval, na província do Uíge, homenageou o grupo Segue-me, do bairro Mbemba Ngango, tendo beneficiado 500 mil kwanzas.
Fundado em 1999, o grupo Segue-me participou em todas edições do carnaval na região, tendo vencido 24 títulos provinciais.
Inicialmente, a previsão era de 24 grupos, dos quais 19 grupos de adultos e cinco infantis, tendo ficado com 11 grupos de adultos e 10 infantis.
Milhares de pessoas marcam presença defronte ao Palácio da Justiça, na cidade do Uíge, local habitual que acolhe a maior manifestação cultural, interrompida há dois anos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
O grupo carnavalesco " Segue-me", do bairro Mbemba Ngango, foi o vencedor da edição passada do carnaval, realizada em 2019.
O desfile contou com a presença da vice-governadora para os Serviço Técnico e Infra-estruturas do Uíge, Helena Pereira, em representação do governador José Carvalho da Rocha, membros do governo provincial e outros convidados.