Ondjiva - A promoção de acções de cidadania através da representatividade da dança, canção e cultura, constitui o foco do desfile do Carnaval do grupo Bloco Vermelho, na província do Cunene.
Detentor do título da categoria de adulto, o responsável do Bloco Vermelho, Andrade Huanbo, disse que a par da transmissão dos valores culturais, o desfile será marcado pela educação, cidadania, amor ao próximo e os valores morais e cívico.
Em declarações, esta terça-feira, à ANGOP, optou por não desvendar o tema da edição de 2023, para não expor atempadamente aos concorrentes, realçando que ao longo dos anos, preferiu mensagens e representações com foco na cidadania por constituir um dos critérios de avaliação do corpo de jurados.
Segundo o responsável o objectivo é contribuir, num espírito democrático, para a formação de pessoas responsáveis e solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros.
Entretanto, referiu que os ensaios e preparativos decorrem dentro da normalidade, apesar das dificuldades financeiras e materiais para dar resposta aos anseios do grupo.
“Actualmente não dispomos de quaisquer apoios, estamos a depender de fundos próprios, enquanto aguardamos resposta do gabinete da cultura", sublinhou.
Apesar das dificuldades, disse, o grupo está animado para retomar o Carnaval de rua, que durante três anos esteve vedado devido a pandemia da Covid-19, e a expectativa é revalidar o título de 2019.
Para o desfile do Entrudo, edição de 2023, que acontece, terça-feira (21) na tribuna municipal, estão inscritos na província do Cunene, 35 grupos destes 20 da classe de adultos e 15 infantis. FI/LHE/VIC