Huambo – A Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) solicitou, esta quarta-feira, ao Governo da província do Huambo, a criação de um parque gráfico, a fim de estimular a produção de obras literárias, soube a ANGOP.
O pedido foi manifestado durante o acto de abertura das jornadas comemorativas ao Dia Mundial da Poesia, a assinalar-se a 21 deste mês, com a realização de um festival provincial deste segmento da cultural angolana.
De acordo com o responsável da Brigada Jovem de Literatura no Huambo, Afonso Cachequele Lenguesa, a criação do parque gráfico poderá influenciar a instalação de editoras nesta província, que, por sua vez, deviam, numa primeira fase, estar isentas de emolumentos tributários.
“Pedimos ao Governo da província para olhar um pouco a esta situação, visto que o Huambo debate-se com a carência de editoras há vários anos, daí a fraca publicação de obras literárias locais”, disse.
Também, Afonso Cachequele defendeu a institucionalização do Prémio de Poesia e a promoção regular de concursos de literatura, como forma de descobrir-se novos talentos nestas áreas e incentivar o gosto pela leitura.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Huambo, Jeremias da Piedade Chissanga, destacou a importância da poesia, enquanto elemento da cultura nacional, recreação e factor impulsionador do patriotismo.
A Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) é uma associação cultural cujo objectivo social principal é a actividade literária e a promoção da investigação cultural nacional.