Malanje- A Biblioteca Provincial de Malanje regista actualmente um défice de livros para melhorar o seu acervo e atender a demanda de consulentes, informou hoje, à ANGOP, a directora da instituição, Ema Massunga.
De acordo com a responsável, actualmente a unidade conta com cerca de cinco mil livros, número ainda insuficiente para satisfazer a procura dos leitores, embora tem permitido dar resposta à algumas preocupações, sobretudo dos estudantes.
Falando por ocasião do Dia Mundial das Bibliotecas, que hoje se assinala, Ema Massunga, frisou que a instituição recebeu no primeiro trimestre deste ano, 5 mil 913 usuários, entre leitores, visitantes e consulentes, número superior em relação a igual período de 2023.
Precisou que os livros de ciências da saúde e de educação são os mais procurados por parte de estudantes.
Por outro lado, deu a conhecer o apetrechamento em curso da Biblioteca Municipal de Cahombo que entra em acção este ano, bem como a intenção de construção de outra no município de Cunda-dia-Base, visando criar condições de investigação científica e literária, bem como estimular o gosto pela leitura no seio dos cidadãos.
Destacou que no quadro do mesmo plano, estão já criadas e funcionais as Bibliotecas Municipais de Mucari, Kiwaba Nzoji, Cangandala, Calandula e Cacuso.
Por sua vez, o escritor Francisco Ngola “Avô Hebo”, considerou as Bibliotecas como sendo, instituições que jogam um papel fundamental na educação do indivíduo, sobretudo da nova geração, que com livros aprendem e buscam informações sobre conteúdos diversos que enriquecem o conhecimento.
Lamentou a vandalização e roubos de livros que se registam na Biblioteca Provincial, para além da inexistência de Bibliotecas em municípios, situação que cria limitações dos cidadãos na pesquisa de matérias escolares e outras.
Por outro lado, realçou que as Bibliotecas e os livros como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do homem, porque para além dos ensinamentos, representam as culturas de muitas sociedades, devido aos escritos neles encontrados, sobre hábitos e outros aspectos identitários.
Instituído pela UNESCO, o Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de Julho, visando enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. NC/PBC