Cuito – A Associação Provincial de Teatro do Bié tem como meta para os próximos anos a profissionalização dos actores, de forma a garantir um produto artístico de qualidade.
Falando no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Teatro, que hoje, 27 de Março, se assinala, o presidente dessa associação, Hermenegildo Magalhães “Gildo”, realçou que vão trabalhar junto do Ministério da Cultura para a efectivação desse propósito.
O responsável justificou essa aposta pelo facto dos actores actualmente apresentarem boas qualidades, que os tem permitido arrebatar algumas distinções, quer mesmo a nível nacional.
O exemplo é da actriz Rosa André, do grupo “Olombangui”, destacada recentemente em Luanda com o título “Diva do Teatro de Angola”.
Além da qualidade demonstrada nos últimos anos, Hermenegildo Magalhães destacou ainda o número crescente de fazedores desta arte. Actualmente são controlados pouco mais de 300 actores, em vinte grupos, em toda a província.
Informou que o número vai crescendo em função da associação levar a cabo, desde 2018, trabalho de descoberta de novos talentos, fundamentalmente crianças com alguma inclinação no ramo. As acções incidem-se nas escolas, onde cada actor procura despertar o interesse de jovens e adolescentes.
Por outro lado, lamentou a falta de salas para exibições.
O presidente salientou que as poucas existentes são privadas e para a realização de espectáculos os grupos têm de pagar 200 a 400 mil kwanzas.
Por isso, Hermenegildo Magalhães pediu mais colaboração das administrações municipais na cedência dos centros culturais, para actividades teatrais.
“Nos nove municípios há centros culturais, mas temos encontrado grandes dificuldades para se exibir nesses espaços”, lamentou.
De realçar que na cidade do Cuito está em construção uma academia de artes e música.
As obras estão já na fase terminal, com previsão de serem entregues em Agosto desde ano.
Terá salas para música, teatro, poesia, pintura, dois auditórios com 230 e 250 lugares, zonas de lazer e desporto, entre outros compartimentos.