Luanda - A falta de qualidade do teatro angolano deve-se à ausência de infra-estruturas, apoios financeiros e a inclusão do teatro na educação, considerou, hoje (segunda-feira), em Luanda, o presidente da associação angolana de Teatro, Tony Frampénio.
O responsável, que falava à ANGOP, avançou existir um duplo problema na questão do teatro, tendo citado o facto de os grupos não aprofundarem, nem refinarem os conteúdos levados à cena.
Fez ainda ênfase do público-alvo que não percebe o que é a arte, nem se coloca na condição de espectador intérprete de uma obra de arte.
Mas, admitiu, a ausência do público nas salas deve-se, em primeiro lugar, pelo desconhecimento do papel social do teatro, isso porque não existe teatro no sistema de educação, assim como se verifica noutras geografias.
Logo, reconheceu, não se procura o que é desconhecido, as crianças, velhos, mulheres e homens, povo e políticos dançam o Kuduro porque é uma prática conhecida e massificada.
O fenómeno artístico deste género de música e dança se popularizou, porque foi institucionalizado nas televisões com programas específicos, nas rádios e em actividades de massa dos partidos políticos, bem como em grandes eventos.
“Já com o teatro isso não acontece. Não existe teatro de rua, nas escolas, nas comunidades e nem nas salas de teatro, porque não há salas”, enfatizou.
Essas acções seriam um acto publicitário desta disciplina artística que caminha quase sempre sem o apoio de ninguém.
Sublinhou ser preciso olhar-se para os quadros da Faculdade de Artes, potenciá-los , através do OGE, criar editais de fundo de apoio às artes.
Considera que “um povo sem teatro é um povo sem espelho”.
O responsável pede ao Executivo que desenhe políticas públicas que promovam as artes e obriguem as grandes empresas a cumprirem com o papel da responsabilidade social, para que a arte cumpra também com o seu papel de transformação social e moralização da população.
Acrescentou que o objectivo é sensibilizar a juventude angolana, por base de teatro, para que se tenha uma sociedade desenvolvida e construtiva. AB/SEC