Luanda – A Associação dos Estilistas Angolanos (AEA) vai participar na 8ª edição do Salão Internacional Têxtil Africano (SITA), a decorrer de 4 a 6 de Novembro, na República do Togo.
A participação de Angola foi anunciada, esta terça-feira, em conferência de imprensa, pelo chefe da delegação, Orlando Baribanga, ressaltando que vão representar o país com uma equipa composta por sete elementos, nomeadamente quatro estilistas, um promotor de moda e um conferencista.
Referiu que durante o SITA, Angola vai mostrar estilos de quatro roupas tradicionais, ligadas às formas de vestir do povo da ilha de Luanda, Lunda chokwe e mumuilas, um outro por se decidir.
Por sua vez, o estilista Tonino Mbonzo disse que vai apresentar uma colecção da dinastia do povo do Cunene, na qual irá fazer dez mudas de roupas para homem e mulher, com padrões internacionais e matéria-prima totalmente africana, na qual optou por usar o pano samakaka.
O estilista Rui Lopes falou que marcará presença com a sua colecção de dez peças representando o pescador axiluanda, composta, calça, calção, camisas, camisola interior, chinelas, cachimbos, sandálias feitas com pneus e outros meios possíveis.
O pintor Nuno Camoxi frisou que a sua bagagem será composta por pintura da mulher mumuila, mascará muana puó, pintura de uma criança simbolizando esperança, pensador e a palanca negra gigante.
Com aproximadamente 230 participantes, Angola marca presença no SITA pela segunda vez, tendo a primeira participação acontecido na 5ª edição.
Realizado anualmente, o também denominado por salão internacional do tecido, é uma exposição e desfile de roupas confeccionadas em países africano.