Mbanza Kongo – A província do Zaire pretende alcançar metas elevadas na inclusão de crianças com necessidades especiais de aprendizagem no sistema normal de ensino, com a capacitação de mais docentes.
Para o efeito, 44 professores participam nesta terça-feira, em Mbanza Kongo, numa acção formativa, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
De acordo com o técnico do Instituto Nacional para a Educação Especial, Zebedeu Caólo, a formação de professores, nestas matérias específicas, aumentará a inclusão de crianças no sistema normal de ensino, porque haverá mais especialistas a leccionar.
O responsável falava à imprensa à margem da abertura de uma acção formativa que abrange professores do ensino primário do município sede da província do Zaire.
Explicou que, o curso básico visa transmitir, entre outros conhecimentos, a política nacional de educação especial aos professores e gestores escolares, para um melhor atendimento a todas as crianças com necessidades especiais.
Na sua opinião, a acção deveria ser abrangente a todos professores e gestores escolares, comunidade e famílias, para permitir uma melhor abordagem às crianças com deficiência.
Fez saber que, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, foi criado para ser implementado no período entre 2020 e 2030, para responder às preocupações universais, exigências do mundo sobre os direitos e a educação para todos.
Por sua vez, o chefe do departamento da educação e ensino do Gabinete Provincial da Educação, José Mabondo Nsoki, garante a inclusão, neste tipo de formações, de pais e encarregados de educação, para facilitar a abordagem de eventuais filhos portadores de deficiências.
“O facto de ter um filho com necessidade especial, não significa que seja inválido. Os pais devem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal” explicou, para quem a formação especializada, nesta matéria, ajuda a solucionar problemas específicos.
O sector da educação, na província do Zaire, controla 99 crianças com necessidades especiais de aprendizagem, inseridas no sistema de ensino. DMN/PMV/JL