Huambo – A professora associada Virgínia Lacerda Quartin é a nova reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), em substituição de Cristóvão Simões, no cargo desde 2009, altura da fundação desta instituição universitária do Huambo.
De acordo com os resultados provisórios do pleito eleitoral enviados hoje, sexta-feira, à ANGOP, a professora Virgínia Lacerda Quartin foi eleita, com 38 votos, dos 42 possíveis.
Professora universitária desde 1987, a nova reitora concorreu sozinha ao cargo, depois da invalidação definitiva da candidatura do professor catedrático, Fernando Maia, por inconformidades com os requisitos legalmente exigidos.
Para além da reitora, os membros do conselho universitário elegeram, igualmente, os professores João Francisco Cardoso, para vice-reitor para a área Académica, e Ataulfo Malé Arsénio de Fontes Pereira, para o cargo de vice-reitor para área Científica.
Refira-se que, de forma paralela, o aspirante a reitor, Fernando Maia interpôs, no passado dia 22 de Abril, uma providência cautelar não específica junto do Tribunal Provincial do Huambo, por alegada irregularidade do processo.
O mesmo alega violação, por parte da Comissão Eleitoral, do princípio da transparência, imparcialidade e isenção.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES, que conforma a V região académica do país, compreendendo a província do Huambo, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Economia, Direito, Medicina, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.
Conta com 500 professores, entre angolanos e estrangeiros, ao passo que a população estudantil está estimada em dez mil inscritos em 16 cursos de licenciatura.