Dundo – A vice-governadora para o sector político, social e económico da província da Lunda Norte, Deolinda Satula, apelou domingo a Universidade Lueji A’nkonde (ULA), a acompanhar a evolução da ciência e da tecnologia, no sentido de se posicionar no topo da qualidade.
A responsável fez este apelo durante a cerimónia de empossamento do novo reitor da ULA, Alfredo Manuel, acrescentando que a instituição deve criar mecanismos que o leva à excelência, transformando o ensino superior num factor de desenvolvimento.
Pediu ao novo reitor a não acomodar-se com os resultados alcançados pela instituição desde a sua criação, em 2009, recomendando programas de extensão universitária e diversificação de cursos.
Apelou a necessidade da promoção constante de formação e/ou acções de refrescamento dos docentes, com vista a actualizar os seus conhecimentos.
A nova reitoria da ULA se propõe em combater o plágio, fraude e encomenda de artigos e monografias, institucionalização de prémios de incentivo às actividades académicas, investigação científica, tecnológica e de inovação.
A reitoria vai também providenciar cursos de pós-graduação na instituição, bem como continuar a mediar na implementação do sistema de bolsas internas e externas, junto do Instituto Nacional de Gestão de Bolsa (INAGBE) e apoio financeiro aos estudantes por via da Fundação Brilhante e outros parceiros.
Alfredo Manuel, que substitui no cargo Carlos Yoba, sete anos depois, exerceu a função de vice-reitor para a área científica e pós-graduação durante 13 anos.
Liderada por Alfredo Manuel, a nova reitoria é composta por Gilberto Nhongola e André Mpiana, vice-reitores para os assuntos académicos e científicos e pós-produção, respectivamente.
A Universidade Lueji A'Nkonde é uma instituição de ensino superior público, criada pelo Decreto n.º 7/09, de 12 de Maio, como resultado do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto (UAN).
A ULAN tem a sua sede na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte e tem cinco unidades orgânicas.