Dundo - O vice-governador para o sector Social, Económico e Político da província da Lunda Norte , Frederico Barroso, afirmou esta terça-feira, que a formação de quadros em vários níveis , tem um lugar previligiado nas políticas públicas do Estado angolano.
O responsável fez este pronunciamento durante o fórum nacional sobre as políticas de atribuição de bolsas de estudos, promovida pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), sublinhando que a formação de quadros qualificados, capazes de transformarem em riqueza os recursos naturais que Angola dispõe, para assegurar o desenvolvimento sustentável do país , será um desafio permanente do Executivo.
Acrescentou que o Executivo angolano , através das bolsas de estudo, pretende criar um capital humano necessário os desafios sociais e económicas que o país enfrenta.
"Não é apenas com os recursos naturais que um país se desenvolve, é preciso haver quadros qualificados para transformarem tais recursos em riqueza e consequentemente gerar desenvolvimento sustentável e harmonioso, por isso o Executivo tem estado a apostar fortemente na formação de quadros", frisou.
Realçou os investimentos que o Estado angolano tem feito no ensino superior público , com realce para a construção de infraestruturas, com vista a melhoria das condições de trabalho dos docentes e da qualidade formativa.
Destacou na ocasião, a construção em curso , do futuro campus universitário do Dundo, com mais de 70 salas de aulas para albergar as faculdades de Direito e Economia, unidades orgânicas da Universidade Lueji A'nkonde.
Segundo o responsável, a conclusão da infraestrutura vai permitir maior oferta formativa na província e abrir caminhos para o incremento de mais cursos, principalmente ligadas à engenharia, ciências da saúde , para fazer face a demanda do mercado local.
Por outro lado, apelou aos jovens no sentido de aproveitarem as oportunidades que o Estado tem dado aos estudantes do ensino superior , em se superarem academicamente no exterior do país, através das bolsas de estudo.
Durante o fórum , serão abordados temas relacionados ao "percurso histórico do INAGBE", "Atribuição de bolsas", "Processo de candidatura online", Gestão de bolsas internas e externas", "Apoio e acompanhamento ao estudante bolseiro".
A Lunda Norte é a segunda província com maior número de estudantes no ensino superior nas instituições públicas, com mais de nove mil estudantes nos cursos de Direito, Economia, Pedagogia , Inglês, Francês , Ensino primário , entre outros, depois de Luanda (Universidade Agostinho Neto).
A província conta actualmente com uma única instituição do ensino superior (Universidade Lueji A'nkonde). HD