Talatona - O novo reitor da Universidade de Luanda (UL), Alfredo Gabriel Buza, disse ,esta terça-feira, em Luanda, que durante os cinco anos do seu mandato vai implementar uma "Universidade Digital", com vista a melhoraria dos processos de interacção virtual entre universidade e aluno.
Alfredo Buza, que falava no seu discurso de tomada de posse, sublinhou que nos tempos actuais não faz sentido que o estudante leve quatro a cinco dias para levantar um simples documento na secretária académica da Universidade.
"É necessário que o estudante a partir da sua casa possa imprimir uma declaração sem precisar pedir favores a ninguém", defendeu.
Nesta senda, de acordo com o reitor, o seu mandato vai se cingir na excelência, qualidade de ensino e na rapidez para que se possa dar passos firmes no reconhecimento da instituição à nível nacional e internacional.
Neste mandato, que decorre sob o lema "Tudo que tiver as mãos para fazer, faça com as suas mãos e com toda a sua força", o reitor promete criar uma sala de informática, apetrechar os laboratórios de química, física e de mecatrónica, por se encontrarem danificados.
O responsável disse ainda que pretende melhorar o site da instituição para que não fique estático.
Alfredo Buza explicou que a universidade se depara com inúmeras dificuldades financeiras, sendo necessário que se busque a sustentabilidade financeira porque a instituição depende do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Por outro lado referiu que a transparência será um dos pilares do seu mandato como formas de mostrar a clareza e a precisão do seu trabalho.
O novo reitor intensificará o intercâmbio e as parcerias institucionais, locais, nacionais e estrangeiras.
Por sua vez, o secretário de Estado Para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, considerou que a eleição do novo reitor representa uma circunstância que permite expressar e dignificar o percurso da Universidade.
Para Eugénio da Silva é necessário que haja transparência na prestação de contas para que haja transparências nos actos e nas decisões.
"A sua missão exige competências, zelo e bom senso, uma vez que os tempos actuais são marcados pela complexidade, incertezas, pelas múltiplas racionalidades, e pelas subjectividades, é o bom-senso é exigido para gerir em função do bem público.
Alfredo Buza, eleito com 100 por cento dos votos, possui graduações em Direito pelo Instituto Superior Politécnico Lusíadas em Cabinda (2013), Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2000), entre outros menções.
A Universidade de Luanda é uma instituição pública que surgiu da fusão do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação e do Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes, e de transformação das faculdades de artes e de serviço social.
Antes da criação da UL eram instituições de ensino superior autónomas espalhadas pela província de Luanda. Dos cursos leccionados constam, logística e transporte, gestão aeronáutica, gestão e contabilidade.