Menongue - Pelo menos 560 vagas estão abertas na Universidade Cuito Cuanavale (UCC), na província do Cuando Cubango, para o ano académico 2024/2025, contra 580 do período anterior, queda provocada pela redução de vagas no curso de enfermagem, devido ao défice de salas de aula.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo director dos Assuntos Académicos da UCC, Júnior Deuel Malengue Maravilha, quando abordado sobre a preparação de condições para o arranque do ano, na única instituição estatal do ensino superior na província.
Das vagas, para o curso de Enfermagem estão disponíveis 60, no único período regular, Gestão Turística 160 para o período regular e pós-laboral, enquanto o de Informática para Gestão tem 240, concretamente no Instituto Politécnico.
Para a Escola Pedagógica, no curso de Biologia estão disponíveis 90 vagas e o de Matemática 90, respectivamente metade para cada período.
Depois da Enfermagem, segundo a fonte, os cursos mais procurados pelos candidatos são os de Informática para a Gestão, Gestão Turística e os cursos da Escola Pedagógica, propriamente Biologia e Matemática.
Júnior Maravilha informou que as inscrições tiveram o seu início no dia cinco e terminam a 16 deste mesmo mês, via online, em que os candidatos, para o efeito, irão anexar o certificado de habilitações e cópia do Bilhete de Identidade, com o pagamento de cinco mil kwanzas.
Recordou que, no ano lectivo passado a UCC não leccionou o 1º ano nos cursos de Biologia e Matemática, por causa das baixas notas, abaixo da média 12 exigida.
De referir que, no ano lectivo 2023/2024 tinham sido matriculados mais de mil e 500 estudantes, muitos quais estão na fase de recurso e época especial. ALK/FF/MS