Huambo – A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo lançou hoje seis novos cursos de pós-graduação, financiados pela União Europeia (UE), no quadro da implementação do Programa de Apoio ao Ensino Superior Angolano (UNI.AO).
Trata-se de um curso de doutoramento em Tecnologia Agro-alimentar, três mestrados em Medicina Veterinária, Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Ciências Florestais e do Ambiente, para além de duas especializações em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde e a Produção de Pequenos Ruminantes.
Ao apresentar os cursos à comunidade académica, a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin, referiu tratar-se de cursos de pós-graduação alinhados com os desafios do país, sobretudo, no campo da diversificação da economia.
Informou que os cursos foram aprovados num concurso bastante competitivo, liderados pela Expertise France Group, com o financiamento da UE, onde a UJES teve o teto máximo das áreas de formação aprovadas, em relação a todas as universidades do país.
Quanto ao curso de mestrado em Medicina Veterinária, a responsável académica esclareceu tratar-se da segunda edição a ser ministrada pela UJES.
Sem detalhar o valor financiado e o número de vagas disponíveis para a universidade, Virgínia Lacerda Quartin fez saber que as aulas terão início em Novembro do corrente ano, com professores nacionais e estrangeiros.
Considerou, por isso, tais conquistas na formação académica como motivos de orgulho, de satisfação e de desafio para a UJES.
Um total de seis milhões de euros está a ser aplicado no país pela União Europeia, cuja primeira fase teve início em Junho de 2022, para financiar e dinamizar a formação pós-graduação, através da implementação do Programa de Apoio ao Ensino Superior Angolano (UNI.AO), com previsão de abranger mais de 600 quadros.
O UNI.AO é uma iniciativa do Governo angolano, que está a ser implementado em parceria com a agência francesa Expertise France Group, com o objectivo de promover a formação técnico-científica de quadros de alto nível no país, nas mais variadas áreas de conhecimento.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES, que conforma a V região académica do país, compreendendo a província do Huambo, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina Humana e de Medicina Veterinária. ZZN/ALH