Huambo – A reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo, Virgínia Lacerda Quartin, defendeu, esta terça-feira, a necessidade de um maior envolvimento dos estudantes no desenvolvimento socioeconómico do país.
A responsável académica falava a outorga de 819 diplomas a igual número de licenciados pela UJES, em acto decorrido no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, interior da cidade do Huambo.
Trata-se de graduados em diversas especialidades das faculdades de Ciências Agrárias (29), Direito (178), Economia (154), Medicina Humana (52), Medicina Veterinária (18), bem como o Instituto Superior Politécnico (388).
Na ocasião, Virgínia Lacerda Quartin alertou que os estudantes precisam contribuir, cada vez mais, com o seu saber científico e técnico na promoção da riqueza nacional, transformando os conhecimentos em projectos de desenvolvimento das comunidades.
Por isso, disse ser importante o reforço das competências académicas e técnicas dos estudantes, principalmente, no domínio das engenharias, por ainda serem sectores considerados como deficitários no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros do país.
Disse que a conclusão de um curso de licenciatura representa um empenho pessoal e familiar no conhecimento, na medida que implica sacrifícios, dedicação, preocupação e momentos de partilha, em torno da concretização desse desiderato.
Por seu turno, o vice-governador do Huambo para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio Francisco, felicitou a UJES por formar jovens que poderão contribuir no desenvolvimento do país.
Apelou à UJES para continuar a exercer o seu papel na sociedade em formar cidadãos em diversas especialidades, sobretudo no ramo das engenharias, para a promoção do auto-emprego.
Fundada em 2009, a UJES, que conforma a V região académica do país, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina Humana e de Medicina Veterinária.
Nos seus 14 anos de existência, já formou, até ao momento, nove mil e 902 quadros, sendo nove mil e 756 licenciados e 156 mestres em diversas áreas. ZZN/ALH