Menongue- A universidade Cuito Cuanavale e o Gabinete Provincial da Educação do Cuando Cubango assinaram sexta-feira, em Menongue, um protocolo de cooperação, que visa melhorar o sistema de educação e ensino na região.
O protocolo ora rubricado entre as duas instituições públicas constitui um instrumento jurídico imprescindível, para regular a relação que se estabelece entre as partes, uma ferramenta que abre portas para a realização de várias actividades em conjunto, para melhorar os níveis de ensino e aprendizagem no Cuando Cubango.
O acto foi orientado pela vice-governadora para sector político, social e económico do Cuando Cubango, Helena Chimene, que destacou a importância do protocolo, por constituir o caminho certo para a continuidade e aprimoramento do processo de formação dos professores.
Por seu turno, o reitor da Universidade Cuito Cuanavale, António Eduardo, esclareceu que o protocolo tem como objetivo o acesso à formação superior de professores do ensino secundário (escola pedagógica), passando a ser mais exigente e com novas abordagens.
O reitor da UCC disse que a iniciativa visa contribuir para a melhoria do desempenho de professores de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia, das escolas do ensino secundário de Menongue, inicialmente.
Disse que a concretização deste objetivo é garantida pelas acções conducentes ao reforço das competências didática-pedagógicas dos professores e a orientação profissional dos alunos do ensino secundário para a adesão aos cursos da UCC.ITH/JSV