Luanda - Mais de doze mil cidadãos inscreveram-se para os exames de admissão ao ensino superior, para o ano académico 2024-2025, revelou nesta quinta-feira, em Luanda, a coordenadora da comissão de acesso, Fernanda dos Santos Benedito.
Os cidadãos inscritos concorrem para 4.605 vagas existentes nas oito unidades orgânicas que compõem a Universidade Agostinho Neto (UAN), sendo 1.545 para as Ciências Exactas, 3.015 para as Ciências Sociais e 45 para o curso de Biologia.
A responsável esclareceu que foram registados 10.118 candidatos, num universo de 12.381, tendo em conta que alguns tiveram mais de uma opção na escolha dos cursos.
O Direito é o curso mais solicitado. Já o curso de Filosofia é o menos procurado pelos candidatos.
De acordo com Fernanda Benedito, três por cento das vagas estão reservadas para candidatos que possuem necessidades especiais.
Explicou que igual percentagem foi atribuída aos antigos combatentes e descendentes de combatentes tombados ou perecidos.
Para os candidatos protegidos por acordos internacionais, firmados entre o Estado angolano e outros países, foi reservado cinco por cento das vagas existentes.
Sobre os critérios de admissão, a coordenadora lembrou que a nota mínima exigida é dez valores, sendo certo que a nota positiva, por si só, não garante o ingresso, devido ao número limitado de vagas.
"Já tivemos casos em que candidatos com notas de 13 ou 14 valores não conseguiram vagas em determinados cursos, devido à alta concorrência”, exemplificou.
Os exames de acesso serão realizados de 19 a 21 do corrente mês, de forma presencial, no Campus Universitário, sedeado no distrito urbano da Cidade Universitária, em Luanda.
A Universidade Agostinho Neto é composta por dez unidades orgânicas, sendo sete faculdades, dois institutos e uma escola. Tem mais de 23 mil estudantes. JAM/OHA