Luanda - Trinta mil documentos, entre certificados e declarações, encontram-se no Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) à espera de levantamento, avançou hoje, quarta-feira, o seu director-geral, Jesus Tomé.
Falando à ANGOP, no âmbito do balanço das actividades ligadas ao processo de avaliação e acreditação das instituições e cursos do ensino superior, referiu que uma boa parte dos estudantes que faz homologação ou reconhecimento não levanta o documento.
"Temos 30 mil declarações de homologação prontas para serem levantadas, mas os utentes não têm aparecido, mesmo quando notificados”, revelou, acrescentando que foi criado um sistema automático de notificações de todos os documentos prontos.
Para tal, avançou que a instituição está a criar uma nova estratégia, que permita levar as declarações homologadas aos respectivos titulares.
"A cada 100 pedidos que entram na instituição, só 20 são de reconhecimento. Há muito mais procura por homologação, o que é perfeitamente normal porque temos mais estudantes internos, do que fora do país”, salientou.
As solicitações de homologação e de reconhecimento de estudos do ensino superior são feitas somente online, via Serviços Públicos Electrónicos do Governo (SEPE). A recepção é presencial.
O sistema de homologação e reconhecimento foi lançado a 26 de Junho de 2020 e permite que os diplomas de estudantes do ensino superior em Angola, e não só, passem a ser homologados e reconhecidos pelo INAAREES.
Fundada em 2013, o INAAREES tem a missão de promover e monitorar a qualidade das condições técnico-pedagógicas e científicas criadas e dos serviços prestados pelas instituições do ensino superior, bem como homologar a certificação de estudos superiores feitos no País, reconhecer e emitir equivalências de graus e títulos académicos obtidos no exterior do País. JAM/PA