Ondjiva - O ingresso de novos estudantes para os cursos de Enfermagem e Laboratório, no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO), província do Cunene, está suspenso para o ano académico 2024/2025.
A informação foi prestada, esta sexta-feira, à ANGOP, pelo director adjunto da área Académica do IPO, Cláudio Mbange, justificando que a suspensão visa responder aos requisitos do Ministério da Educação (MED) e do Instituto Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Cláudio Mbenge invocou a falta de laboratórios para aulas práticas e dificuldades de corpo docente, entre outras, sublinhando que a instituição conta apenas com dois nacionais para responder à demanda dos estudantes.
Citou ainda outros requisitos ligados às infra-estruturas, que funcionam, actualmente, em instalações adaptadas.
De acordo com o académico, os estudantes já matriculados vão poder prosseguir com a formação até terminar, mas que os novos candidatos terão que aguardar os próximos dois anos.
Explicou que a reabertura dessa especialidade vai depender da conclusão do projecto de construção do novo Instituto Politécnico de Ondjiva, cujas obras foram lançadas, em Julho último, assim como o ingresso de novos docentes, mediante concurso público.
Novas vagas disponíveis
Para o próximo ano académico, indicou, encontram-se disponíveis 440 vagas para os cursos de Informática e Gestão com 140 e igual número para o de Biologia, 100 para Engenharia Agronómica e 60 para Engenharia Hidráulica.
Das vagas disponibilizadas, disse, 240 são regulares e 200 pós-laborais, um aumento de 40 lugares comparativamente ao ano académico anterior.
Para o preenchimento dessas vagas, decorrem, de 29 de Julho a 10 de Agosto deste ano, as inscrições on-line dos estudantes que serão submetidos aos exames de ingresso.
O processo decorre de forma tímida, estando actualmente inscritos apenas 190 candidatos, precisou.
Rei Luhuna absorve 2.400 estudantes
Por seu turno, o Instituto Superior Privado Rei Luhuna (ISPRL) tem disponíveis para o presente ano académico duas mil e 400 vagas para os cursos de Direito, Gestão, Psicologia, Dociologia e Contabilidade e Finanças.
De acordo com o chefe do Departamento de Investigação Científica e Pós-graduação do ISPRL, Hamanene Miguel, das vagas autorizadas pelo MED, mil e 650 são do período regular e 750 pós-laborais.
A província do Cunene dispõe de duas instituições do Ensino Superior, sendo uma pública, criada em 2009 (IPO), unidade orgânica afecta à Universidade Mandume ya Ndemufayo, pertencente à 6ª região académica, e a outra privada, em funcionamento no presente ano. FI/LHE/IZ