Humpata - A direcção da escola primária Nº1645 - Associação 11 de Novembro, na aldeia de Ngango, comuna da Palanca, na Humpata, província da Huíla, solicita mais salas de aula, para inverter o actual quadro de superlotação das salas de aula.
A escola que lecciona da iniciação à sexta classe, foi inaugurada em 2012 e tem 586 alunos matriculados, uma instituição que conta com 11 salas de aula e o igual número de professores, necessitando de, pelo menos, mais quatro salas.
Ao falar do assunto, hoje, segunda-feira, a directora da instituição, Sara Mapole, disse que o normal é cada turma ter 35 alunos, mas com a realidade actual da localidade, que tem carência de professores, cada turma acolhe mais de 45 crianças.
Os 11 professores disponíveis, segundo a fonte, são insuficientes, pois seriam necessários mais quatro, para minimizar a carência.
Ressaltou que a escola depara-se, também, com a problemática de falta de carteiras, fruto da vandalização, daí que a maior parte dos alunos senta-se em bancos ou no chão, mas está em curso um processo de restauro das mesmas, enquanto isso ficam prejudicados os da iniciação, sobretudo.
Sobre o assunto, o administrador-adjunto para a área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários da Humpata, Carlos Xavier, mesmo sem avançar o número exacto de alunos nessa condição, referiu ser “preocupante”, daí estar-se a trabalhar para mudar o quadro.
Segundo o responsável, estão em fase de conclusão as obras de quatro salas de aulas na vila da comuna, com a perspectiva de melhor acondicionar parte dos alunos que vivem nos bairros, que devem estar disponíveis já mo próximo mês.
Além dessas, segundo a fonte, estão ainda a montar outras quatro salas na zona do Unene, que pese embora ainda não seja o suficiente, vão ajudar a mitigar o problema e diminuir a distância que as crianças percorrem até à escola.
Em relação às carteiras, Carlos Xavier lamentou as acções de vandalismo que durante o defeso afectou a instituição, por isso está-se a tratar com a comunidade a questão da sensibilização e restaurar parte delas.
A população do município da Humpata é estimada em 120 mil 772 habitantes. EM/M